Eis uma matéria que me dá muito orgulho de publicar: o jornalista e produtor cultural Fábio Barbosa lançou no dia 01 de setembro o documentário O que é Sairé?, em uma sessão para convidados no Cinesystem Cinemas, em Santarém (PA).

Fabinho é um dos meus melhores amigos, e coincidentemente lançamos nossos documentários no mesmo dia.

“Uma das nossas maiores preocupações neste momento foi proteger os nossos entrevistados, em especial, os mestres e mestras do Sairé que já são idosos. Por isso, gravamos tudo em áudio, via aplicativos e gravadores nos smartphones”, revela o diretor do curta-metragem, Fábio Barbosa, que pesquisa sobre o tema desde 2017.

O documentário retrata os bastidores do rito religioso de uma das mais antigas manifestações populares da Amazônia a partir do olhar dos moradores do distrito de Alter do Chão. E busca, de maneira didática, responder a pergunta-título através de imagens de acervo da AD Produtora, gravadas nos anos de 2017, 2018 e 2019. O filme de 23 minutos mostra narrativas gravadas em áudio, durante o período de pandemia, dos principais componentes da Corte do Sairé, além da participação de historiadores e antropólogos que desmistificam elementos da festa e evidenciam referências que se entrelaçam, formando essa miscelânea cultural.

Assista o documentário aqui:

Curta imagens dos bastidores:

Confira algumas fotos do lançamento que aconteceu para 100 convidados, amigos, empresários, jornalistas e formadores de opinião. Foi o primeiro produto audiovisual local em exibição no Cinesystem Cinema.

Informações e fotos: Fabio Barbosa, Ádrio Denner, e Lucas Clemente.

Em breve entrevista com Fabio Barbosa aqui, na VISÃO.ARTE.

Sucesso amigo!

Bjinhos e até a próxima,

 

Lathife Porto

Escrito por

Lathife Porto

Meu nome é Lathife Porto, sou comunicadora e apaixonada por moda e beleza {acessórios são vício!}, arte e cultura, decoração, arquitetura, e entretenimento.

Moro no Rio de Janeiro, estou sempre em Paraty {RJ}, mas você pode me encontrar em qualquer lugar do mundo – principalmente no mundo virtual.