Hoje é um dia de festa para Eline Machado: neste 12 de setembro a Consultora de Imagem e Personal Stylist comemora um ano de sua loja virtual de acessórios, a Eline Machado Store. Mas nem sempre foi assim. Antes de trabalhar com moda Eline viveu anos no mundo corporativo.

Nessa deliciosa conversa entre amigas a carioca de 42 anos conta sua história e celebra seu e-commerce.

Participe dessa festa você também:

V.A: Você é administradora de empresas e especialista em gestão estratégica. Por quanto tempo trabalhou com isso?

EM: Trabalhei durante 18 anos em empresas de grande porte prestando serviços para a Petrobrás.


V.A: Como foi a transição do mundo corporativo para o empreendedorismo? Por que você decidiu isso? Quando foi?

EM: Após anos trabalhando em grandes empresas, comecei a me perguntar se eu estava sendo feliz com o que estava fazendo, pois os valores de algumas empresas não estavam mais coerentes com os meus valores.

Diante de tantos desafios, em 2015 tive síndrome do pânico o que me deixou afastada por 40 dias da empresa. Eu amava o que eu fazia, mas infelizmente não estava mais tendo os resultados que eu obtinha antes, que era fazer a diferença na vida das pessoas. Então foi quando iniciei um processo de coaching e psicoterapia.

Minha coach aconselhou-me fazer um curso no qual eu gostasse bastante e o faria como um hobby. Dentre minhas opções escolhi fazer Consultoria de Imagem e Estilo pois sempre gostei de me arrumar, montar looks e me destacar com criatividade dentro do dresscode corporativo! Acabei me apaixonando pela profissão, pois vi ali uma oportunidade de ajudar pessoas!

Meu foco sempre foi mulheres empreendedoras e corporativas, pois sentia que era meu principal nicho.

Então me dediquei e fiz alguns cursos especializados na área e em 2018 fiz a transição de carreira. O que não foi nada fácil. Ainda tenho alguns desafios, pois não é fácil sair do mundo corporativo e virar empreendedor. Mas a satisfação em atender as clientes, ou dar uma palestra é enorme e supera qualquer obstáculo!

V.A: Como foi sua preparação para se tornar Consultora de Imagem e Personal Stylist? Que cursos você fez?

EM: Formação em Consultoria de Imagem – Senac com Ana Soares; Formação em Analise de Coloração Pessoal – Método Sazonal Expandido – Ana Soares; Imersão Fashion I, II e III com Dany Padilla; Formação em Consultoria Personal Stylist – Escola de Estilo; Formação em Consultoria Personal Stylist à Distância – Escola de Estilo Marketing Digital 8Ps – Conrado Adolpho.

 V.A: Qual a diferença entre as duas coisas? {Consultora de Imagem e Personal Stylist}

EM: O personal stylist está mais voltado para a parte prática da moda e seus ajustes (montagem de looks para ocasiões e adequação da imagem visual ao guarda-roupa) — enquanto o consultor de imagem está diretamente ligado a questões relacionadas a imagem verbal e não verbal, comportamento, cabelo, maquiagem, sobrancelha, postura, linguagem, adequação da imagem e conceitos.

V.A: Você trabalha com análise cromática. Qual a importância desse processo? O que muda na vida de quem contrata esse serviço?

EM: A Análise de Coloração Pessoal ou Análise Cromática é um passo super importante da consultoria de imagem, pois a cor é o elemento da roupa com maior impacto visual e é feita considerando fatores essenciais da aparência: o subtom da sua pele, cor dos olhos e dos cabelos.

Benefícios:

Ajuda o cliente descobrir quais cores mais o valorizam! Tanto nas roupas e acessórios, quanto no cabelo e sobrancelhas.

Economia e consciência no que investir no seu guarda-roupa.

Segurança para usar mais cores e explorar sua criatividade e combinações nos looks.

Facilita na compra de roupas, acessórios e maquiagens com mais assertividade nas suas escolhas.

Fortalece a autoestima e autoconfiança e destaca sua beleza única!

V.A: Está sendo possível trabalhar durante a pandemia?

EM: Está muito restrito, mas consigo alguns clientes para Analise de Coloração Pessoal, pois vou até a casa da cliente para atendê-la.

V.A: Você também é a idealizadora do workshop Estratégia Para Elas. Conte pra gente do que se trata. E como surgiu a ideia? Quantas edições já aconteceram?

EM: No “Workshop Estratégia para Elas” ensino mulheres empreendedoras a alavancarem seus negócios de uma forma simples e descomplicada, através de ferramentas de gestão e marketing usadas em grandes empresas e como elas devem gerenciar sua imagem de forma estratégica, um dos maiores diferenciais dos profissionais e empreendedores que querem se destacar.

Essa ideia surgiu da necessidade que as empreendedoras possuem na hora de gerenciar seus negócios. E foi meu caso de estudo no curso Gestão Pessoal = Saúde Emocional – Janiny Almeida do Seja Original.

Já aconteceram 4 edições, a última em formato de Imersão em 3 dias.

V.A: Além disso você é palestrante nos eventos de luxo do Walther Santos Class. Sobre o que você fala?

EM: O poder da imagem através das Cores e Importância da Imagem Pessoal.

V.A: Eline Machado também está na Negócio em Moda. Qual sua função na empresa?

EM:  Sou diretora de planejamento.

Recebi o convite da CEO Leanda Livia para compor o time e estou muito feliz com o trabalho que estamos desenvolvendo de Posicionamento para marcas de Moda e Beauty

Fizemos uma grande adição no Workshop Estratégias para Elas com os conhecimentos de Marketing Digital, além de lançarmos a Mentoria com Business Coach e Planejamento Estratégico e Consultoria Estratégica.

V.A: Hoje você comemora o primeiro ano da Eline Machado Store. Como surgiu a ideia de montar uma loja online de acessórios?

EM: Sempre fui apaixonada por acessórios e através deles que eu expressava minha essência e estilo no mundo corporativo.

Quando comecei a trabalhar com consultoria de estilo percebi que podia levar para outras mulheres essa forma simples de expressão e que funcionou comigo durante tantos anos.

A marca foi criada com conceito de levar através dos acessórios mais que um complemento para o look, mas sim um elemento para realçar ainda mais a personalidade, estilo e beleza. E é claro, respeitando cada estilo e personalidade das nossas clientes.

V.A: Quais são seus best-sellers, as peças que mais venderam durante esse tempo?

R: Brincos esmaltados e colares com designes modernos para mulheres mais criativas, colares atemporais para mulheres mais clássicas, românticas, elegantes e esportivas.

Os braceletes e brincos tendências também são muito vendidos, principalmente para as mulheres com estilo sexy!

V.A: Como você faz a curadoria dos produtos?

EM:  Além de procurar fornecedores de qualidade, busco peças considerando todos os estilos pessoais.

Demanda bastante tempo e dedicação, mas vale a pena! Acho que esse é o diferencial da minha loja.

V.A: O que a Eline Machado Store significa pra você?

EM: Uma forma que achei de levar para outras mulheres a satisfação de poder expressar sua essência e estilo, sentindo-se ainda mais bonitas!

V.A: Você foi muito corajosa em mudar totalmente seu rumo profissional. Deixe um recado para aqueles que querem fazer o mesmo e têm receio?

EM: Primeiro de tudo, procurar ajuda de um profissional em transição de carreira e saber qual é a sua verdadeira paixão e propósito de vida!

Invista em capacitação, esteja aberto para mudanças e networking.

E por seja persistente, confiante e trabalhe duro!

3X4 

Música: Tenho várias. Mas vou escolher: I Was Here – Beyoncé.

Frase: “O caminho se faz ao caminhar”.

Sua cartela de cores: Outono Escuro.

Ser palestrante é: Poder compartilhar conhecimento e experiências.

Perfume: 212 VIP.

Ter estilo significa: Expressar minha essência.

Não falta na sua bolsa: Hidratante Labial.

Como hoje é o aniversário da Eline Machado Store, selecionamos algumas das peças do e-commerce:

Eu, Lathife, sou muito apaixonada pela loja da Eline, e estou sempre usando os modelos nos meus looks. Também não dispenso as argolinhas da EMS nas minhas caminhadas. E faço questão de postar as imagens no meu instagram:

Siga o instagram da Eline Machado Store e adquira peças com estilo e personalidade. Clique aqui.

Conheço a Eline há alguns anos e ela é uma amiga muito querida. Sua história é muito inspiradora, por isso a convidei para essa entrevista – sem dúvida ela pode incentivar outras pessoas. E, claro, essa matéria é a minha forma de comemorar o primeiro ano da minha loja de acessórios preferida.

“Parabéns, amiga. Gratidão pela entrevista. E sucesso para a Eline Machado Store, você merece!”

Bjinhos e até a próxima,

Lathife Porto

Escrito por

Lathife Porto

Meu nome é Lathife Porto, sou comunicadora e apaixonada por moda e beleza {acessórios são vício!}, arte e cultura, decoração, arquitetura, e entretenimento.

Moro no Rio de Janeiro, estou sempre em Paraty {RJ}, mas você pode me encontrar em qualquer lugar do mundo – principalmente no mundo virtual.