Oscar 2016: Spotlight – segredos revelados

/, Cinema, Dicas culturais/Oscar 2016: Spotlight – segredos revelados
Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso. Essa é a história de Spotlight – segredos revelados {Spotlight}.
Como jornalista eu adoro Spotlight. Como crítica de cinema, eu adoro Spotlight. Como espectadora, eu adoro Spotlight.
Foi o meu primeiro filme do ano e o único que assisti duas vezes. Só de rever o trailer a pulsação volta. Todos os elementos unidos para um filme empolgante: uma história real e crítica, um elenco fantástico e dedicado, a colaboração dos originais {o jornal The Boston Globe e os jornalistas envolvidos na época}, um roteiro estimulante.
É muito sério o que aconteceu. Dezenas de padres denunciados por abusar de crianças. Boston, Estados Unidos, o planeta – o caso balançou as estruturas da Igreja. Mas era preciso uma equipe de jornalistas com fome de verdade. Eles existiram. Os atores os estudaram. Atores e jornalistas reais moldaram personagens convincentes, em um cenário que reproduzia exatamente o Jornal. O escândalo Spotlight rendeu à equipe o Prêmio Pulitzer, maior honraria do jornalismo americano.
O filme também tem impressionado, ganhando diversos prêmios pelo mundo, em especial de Melhor Elenco. Não é pra menos. O diretor Tom McCarthy teve à sua disposição talentos como Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams. No roteiro, citações e homenagens a outros grandes filmes sobre jornalismo, como Todos Os Homens Do Presidente, Cidadão Kane, e A Montanha dos Sete Abutres.
No Oscar 2016, Spotlight – segredos revelados concorre nas seguintes categorias: Melhor Filme; Melhor Diretor {Tom McCarthy}; Melhor Ator Coadjuvante {Mark Ruffalo}; Melhor Atriz Coadjuvante {Rachel McAdams}; Melhor Roteiro Original {Josh Singer, Tom McCarthy}; Melhor Edição.
Não vou esconder minha torcida. Mas, vencendo ou não, assista o filme. É um presente, é uma aula, ou seria uma matéria imperdível?!
O Oscar acontece dia 28 de fevereiro, e aqui na VISÃO.ARTE você conhece os principais indicados.
Até a próxima,
2016-01-26T23:49:00+00:00 0 Comentários

Sobre o Autor:

Lathife Porto
Meu nome é Lathife Porto, sou jornalista, assessora de imprensa, e apaixonada por arte e cultura. Moro no Rio de Janeiro, estou sempre em Paraty {RJ}, mas você pode me encontrar em qualquer lugar do mundo – principalmente no mundo virtual.

Deixar Um Comentário

A Visão Arte no Youtube