Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em São Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle – e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente. Essa é a história de Divertida Mente {Inside Out}.
Já há algum tempo se discute se os filmes lançados como infantis ou animações são realmente para as crianças. Divertida Mente é. Com classificação etária de 06 anos, ele encanta pessoas de todas as idades, e talvez chegue mais fundo na mente dos pequeninos – afinal, é exatamente sobre isso que se trata.
Dirigido por Pete Docter com toda a tecnologia Disney / Pixar, o longa é lindo em todos os sentidos: nas cores, nas formas dos personagens, e principalmente na história. Como são as nossas emoções? Por que às vezes estamos alegres, em outras tristes, sentimos raiva? E o que é mais importante pra você: A família? Os amigos? O esporte que pratica?
Essas questões estão em Divertida Mente de forma educativa, porém bem longe do didatismo. A criança não é tratada como boba. Nem como adulta. Ela entende aqueles sentimentos porque fazem parte da vida dela. É uma identificação.
Aliás, todos que assistem vão entender um pouco de si mesmos.
Não há certo ou errado em Divertida Mente. A única coisa 100% garantida é que essa é uma das melhores animações dos últimos anos.
Por tudo isso, o filme recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Animação {favoritíssimo}, e Melhor Roteiro Original {Peter Docter, Meg LeFauve, Josh Cooley}.
Um verdadeiro encanto.
O Oscar acontece dia 28 de fevereiro, e aqui na VISÃO.ARTE você conhece os principais indicados.
Até a próxima,
Lathife Porto

Escrito por

Lathife Porto

Meu nome é Lathife Porto, sou comunicadora e apaixonada por moda e beleza {acessórios são vício!}, arte e cultura, decoração, arquitetura, e entretenimento.

Moro no Rio de Janeiro, estou sempre em Paraty {RJ}, mas você pode me encontrar em qualquer lugar do mundo – principalmente no mundo virtual.