Nos Cinemas: Dheepan – O Refúgio

/, Cinema, Dicas culturais/Nos Cinemas: Dheepan – O Refúgio

Para escapar da guerra civil no Sri Lanka, o ex-soldado Dheepan, a jovem Yalini e a pequena Illayaal se fazem passar por uma família. Sem dominar o idioma local, vão morar em um projeto habitacional nos arredores de Paris. Deephan trabalha como zelador e Yalini como empregada doméstica e, mesmo mal se conhecendo, tentam construir uma vida juntos.  Essa é a história de Dheepan – O Refúgio {Dheepan}.

Como mostra o cartaz, esse foi o grande vencedor do Festival de Cannes 2015. Prova que a ousadia do diretor Jacques Audiard deu certo. Ousadia porque estamos vivendo uma das maiores crises de imagração da História. A dor que vemos na TV é um "soco no estômago" nas primeras cenas do filme. A realidade dos campos de refugiados do Sri Lanka {um dos países mais destruídos do mundo, e de onde fogem mais pessoas} é desconcertante.

Finalmente na França, a família construída ao acaso tem que lidar com duas realidades: a externa e a interna. Do lado de fora do micro apartamento em que vivem, a violência reinante num subúrbio de Paris. Ficou espantado em ouvir sobre violência na Cidade Luz? O choque será maior assistindo o filme. Ao mesmo tempo, esses três desconhecidos precisam aprender a viver juntos: unidos pelo acaso, é possível montar uma família?

São questões como essas que encantaram os jurados de Cannes e vão tocar você: surpreender, chocar, incomodar, mas, sem dúvida, fazer refletir.

Nos Cinemas.

Até a próxima,

2015-10-29T10:56:00+00:00 0 Comentários

Sobre o Autor:

Lathife Porto
Meu nome é Lathife Porto, sou jornalista, assessora de imprensa, e apaixonada por arte e cultura. Moro no Rio de Janeiro, estou sempre em Paraty {RJ}, mas você pode me encontrar em qualquer lugar do mundo – principalmente no mundo virtual.

Deixar Um Comentário

A Visão Arte no Youtube