Quando o Muro de Berlim veio abaixo, o fim da História foi decretado e a ideia de separações territoriais e ideológicas passou a existir apenas em nossa memória. Se na teoria esta é a versão oficial, a realidade se mostra diferente. Nunca na história o homem construiu tantos muros, cercas ou grades. Muros como o que separa a África do Sul do Zimbabwe, os Estados Unidos do México ou a cerca de Melilla, usado como fronteira entre Espanha e Marrocos, são alguns dos assuntos tratados aqui. As histórias reais de pessoas que vivem no limite, com muros que cerceiam seus sonhos e emoções. Algumas dessas histórias estão em Muros {Walls}.
A existência de muros significa a proteção de alguém que se julga desprotegido. Países que se acham ameaçados por pessoas de outras nacionalidades. Mas essas pessoas, muitas vezes, querem e precisam atravessar esses muros. Muitas vezes arriscando as próprias vidas.
O caso dos mexicanos tentando entrar nos Estados Unidos é clássico. Os diretores Pablo Iraburu e Migueltxo Molina acompanham histórias em diversas fronteiras. Realidades cruéis, independente da raça, da religião, do sexo.

Muros que podem ser cercas. Muros inspecionados. Pessoas que trabalham para ajudar ou reprimir os que tentam atravessá-los.
O Muro de Berlim que, quando caiu, foi fundamental no enfraquecimento de um sistema político e econômico.
Muros não retratados neste documentário: o Mar Mediterrâneo, onde milhares de pessoas têm morrido, tentando fugir das guerras na África para uma vida melhor na Europa.
Muros.
Um documentário extremamente atual.
Quais são os seus muros de vida?
A 18ª edição do Festival do Rio acontece de 06 a 16 de outubro, e nós da VISÃO.ARTE estamos ligados em tudo, trazendo o melhor pra você.
Até a próxima, 
Lathife Porto

Escrito por

Lathife Porto

Meu nome é Lathife Porto, sou comunicadora e apaixonada por moda e beleza {acessórios são vício!}, arte e cultura, decoração, arquitetura, e entretenimento.

Moro no Rio de Janeiro, estou sempre em Paraty {RJ}, mas você pode me encontrar em qualquer lugar do mundo – principalmente no mundo virtual.