Festival do Rio 2015: Straight Outta Compton – A História do N.W.A

/, Entretenimento, Festival de cinema do Rio/Festival do Rio 2015: Straight Outta Compton – A História do N.W.A

Em 1987, cinco rapazes, se utilizando de rimas brutalmente honestas e batidas pesadas, colocaram suas frustrações e sua raiva sobre viver em um dos lugares mais perigosos dos Estados Unidos na arma mais poderosa que possuíam: sua música. Esta é a história real de como esses jovens rebeldes, armados apenas com suas letras e seu talento, lutaram contra figuras de autoridade e criaram o grupo N.W.A. E o mundo nunca mais esqueceria os nomes de Dr. Dre, Eazy-E, Ice Cube, DJ Yella e MC Ren, que explodiram verdades até então adormecidas e mostraram como era a vida real em Compton, Los Angeles. Essa é a história de Straight Outta Compton – A História do N.W.A {Straight Outta Compton}.

Biografias cinematográficas podem ser chatas, principalmente as musicais: se você não conhece – e curte muito – o artista / banda / grupo, pode cochilar até mesmo durante a reprodução de um show de rock. Não é, absolutamente, o caso deste filme. Não, eu não conhecia o N.W.A, mas fiquei presa pela história contada na telona.

Straight Outta Compton – A História do N.W.A é dirigido por F. Gary Gray, um novaiorquino acostumado à vida musical: sua carreira começou dirigindo videoclipes para artistas como Ice Cube, Cypress Hill, Outkast, Dr. Dre e Queen Latifah. Ou seja, ele já conhecia bem dois dos participantes do N.W.A. Esse fato conta em favor do filme, graças à segurança com que a história é conduzida. Outra curiosidade é que o filho de Ice Cube, O'Shea Jackson Jr., interpreta o pai. Tem mais: os próprios Ice Cube e Dr. Dre auxiliam na produção. Mais veracidade do que isso, impossível.

Além de um filme sobre música e a expansão de um ritmo, trata-se de uma obra sobre racismo. E racismo recente nos Estados Unidos – país hoje governado por um negro, mas, infelizmente, ainda vítima de atos contra negros.

Pela música, pela história, pelo protesto, pelo conjunto da obra: assista Straight Outta Compton – A História do N.W.A. Garanta seu ingresso nas sessões do Festival do Rio. Se não conseguir, anote na agenda, o filme estreia em circuito nacional em 29 de outubro.

É a Visão.Arte no Festival do Rio.
Fique com a gente!

Até a próxima,

2015-10-08T22:09:00+00:00 0 Comentários

Sobre o Autor:

Lathife Porto
Meu nome é Lathife Porto, sou jornalista, assessora de imprensa, e apaixonada por arte e cultura. Moro no Rio de Janeiro, estou sempre em Paraty {RJ}, mas você pode me encontrar em qualquer lugar do mundo – principalmente no mundo virtual.

Deixar Um Comentário

A Visão Arte no Youtube