Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro se apresenta na Cidade das Artes

/, Destaque, Dicas culturais, Entretenimento, Perfil/Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro se apresenta na Cidade das Artes

Pela primeira vez o Ballet do Theatro Municipal se apresentará na Cidade das Artes em programa popular durante um único final de semana, criado por suas diretoras Ana Botafogo e Cecília Kerche, composto de trechos dos ballets de repertório, entre eles três ballets com música de Tchaikowsky, um dos maiores compositores de música para ballet.

O espetáculo tem os trechos mais amados do público carioca: O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes, Sheherazade e Raymonda.

A programação inicia com o Grand Pas de Quatre, de Cesare Pugni, que desde 1845 mantém seu sucesso inalterado, sendo veículo para o virtuosismo das quatro bailarinas em cena.

Segue-se o Adagio da Rosa do 1º ato de “A Bela Adormecida”, que acontece quando a Princesa Aurora é cortejada por quatro príncipes pretendentes à sua mão em seu 16º aniversário.

Em sequência, com Música de Vassily Soloviev, do ballet Taras Bulba, o solo masculino intitulado Gopak. Esta dança popular da Ucrânia tem origem no verbo hopati, que significa saltar e corresponde a exclamação Hop!, entoada durante a dança. Geralmente, é uma dança masculina e de muitos saltos acrobáticos.

O 4º Ballet é um trecho do 3º ato d’O Lago dos Cisnes que representa a Hungria com suas típicas Czardas, dançadas pelo Corpo de Baile nos festejos de aniversário do Príncipe Siegfried.

De ‘O Quebra-Nozes’ teremos o famoso Pas de deux, que exige dos dois bailarinos a mais alta técnica em dança para fazer jus à música de Tchaikovsky, talvez a melhor que ele tenha composto para um balé.

Finalmente, o Pas Hongrois, extraído do último ato de “Raymonda”, passa-se no Século XIII e encena o casamento dos dois heróis, no qual todos os bailarinos do Theatro tomam parte, com música de Glazunov.

O Theatro Municipal é vinculado à Secretaria de Estado e Cultura do Rio de Janeiro

Corpo de Baile do Theatro Municipal: Direção Ana Botafogo e Cecilia Kerche.

Serviço:
Primavera da Dança, com Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Cidade das Artes – Av. das Américas 5.300 – Barra da Tijuca-RJ
Estreia Sexta – 28 de setembro, 20h
Sábado – 29 de setembro, 20h
Domingo – 30 de setembro, 17h
Censura Livre
Duração: 1h30
Ingressos na bilheteria da Cidade das Artes ou no site Ingresso Rápido.

Informações: Ricardo Rochfort – Assessoria de Comunicação.

 

Até a próxima,

2018-09-26T03:16:37+00:00 0 Comentários

Sobre o Autor:

Lathife Porto
Meu nome é Lathife Porto, tenho 34 anos, sou jornalista, assessora de imprensa, e apaixonada por arte e cultura. Moro no Rio de Janeiro, estou sempre em Paraty {RJ}, mas você pode me encontrar em qualquer lugar do mundo – principalmente no mundo virtual.

Deixar Um Comentário

A Visão Arte no Youtube