Adeus a George Martin, o Quinto Beatle

/, Música, none/Adeus a George Martin, o Quinto Beatle
Existiam os Beatles, conhecidos como Os Quatro Garotos de Liverpool. E existiram os Beatles com um Quinto Beatle: George Martin. 
Ele nasceu em 1926 numa cidadezinha ao norte de Londres, na Inglaterra. Sua influência tornou-se histórica quando produziu o revolucionário Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Era 1967. A música nunca mais foi a mesma.
Primeiro pela explosão visual na divulgação:
Homenagens e sátiras em todo o mundo:
E, claro, músicas! Entre os sucessos desse LP, está a música título {Pepper's Lonely Hearts Club Band – de Paul McCartney}, Lucy in the Sky with Diamonds {de John Lennon}, A Day In The Life {John e Paul}.
Reparou que John Lennon e Paul McCartney estão um por um? Em entrevista, George Martin confessou que um dos segredos de seu sucesso com os Beatles é que ele incentivava a disputa entre os dois músicos. Como eram geniais, o resultado eram canções históricas! Sábio desde jovem.
Fomos pesquisar no Wikipédia e o currículo de George Martin é de deixar de boca aberta. Suas capacitações: Produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico, maestro. Instrumentos que tocava: Oboé, piano, teclado. GÊNIO!
Além dos Beatles, Martin teve uma carreira extensa, trabalhando com diversos nomes consagrados {e que ele ajudou a consagrar} como Celine Dion, Linkin Park, as carreiras solo dos Beatles Paul McCartney e Ringo Starr, Elton John, entre muitos outros.
Em seu currículo constam 30 canções no primeiro lugar das paradas no Reino Unido, e 23 nos Estados Unidos. Segundo o portal, “Em uma carreira de seis décadas, Martin trabalhou em cinema, televisão e espetáculos ao vivo. Ele também já teve vários cargos executivos em companhias midiáticas e contribuiu para várias de causas beneficentes, incluindo seu trabalho para o The Prince's Trust da ilha de Montserrat”.
Vamos homenageá-lo com música de seu trabalho mais conhecido?
Os Beatles cantam A Day In The Life:
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band – música título do disco:
O portal Diário de Pernambuco trouxe um parágrafo emocionante sobre George, que morreu neste dia 08, em sua casa: “Proclamado “sir” pela Rainha Elizabeth em 1996 (um ano antes de Paul McCartney), Martin supervisionou, nos anos 1990, a pós-produção de Anthology, série de álbuns e documentário sobre os Beatles. Dez anos mais tarde, com seu filho Giles, embarcou no espetáculo Love, do Cirque du Soleil, em cartaz até hoje em Las Vegas. O projeto resultou no álbum homônimo, com trechos de 130 canções dos Beatles. Foi um beatle até o fim.”
Foram 90 anos, a maior parte deles como um ourives que transforma pedras brutas em joias – um produtor capaz de tornar talentos em superstars. Que bom que ele viveu!
Até a próxima,
2016-03-08T21:23:00+00:00 0 Comentários

Sobre o Autor:

Lathife Porto
Meu nome é Lathife Porto, tenho 33 anos, sou jornalista, assessora de imprensa, e apaixonada por arte e cultura. Moro no Rio de Janeiro, estou sempre em Paraty {RJ}, mas você pode me encontrar em qualquer lugar do mundo – principalmente no mundo virtual.

Deixar Um Comentário